quarta-feira, 3 de julho de 2013

A fortuna dos críticos - Anelise Freitas


 
Rock and roll não se dança, baby!


T
rovadores Elétricos é um título autoexplicativo. A quarta publicação do selo Aquela Editora é a aposta de Anderson Pires da Silva em um livro que valsa. Mas se a dança, com influência de rock and roll, vai bem, é porque o ensaio foi bem conduzido.
Seu autor ganha pique conforme o livro corre, para o bem e para o mau. Tenta devolver ao mundo com a mesma intensidade que esse se apresenta. Anderson Pires é um romântico, como vários de sua geração [aqui no sentido daqueles que contemplaram a mesma época de nascimento]. Quando o poeta toma pra si que não segue métricas ou qualquer outra burocracia poética [como em Soneto Livre ou Ao encontro da poesia] não quer dizer que as renega, simplesmente, mas que escreve com a mesma liberdade que uma árvore desprega suas sementes.
O trovador, um homem que, normalmente, cantava canções com seu alaúde; o trovador elétrico, Anderson Pires, que entoa canções plugadas. O livro é pilhado. Seu autor também. A poesia de Pires é um show de rock: narcótica, vocalista ligeiro e groups eufóricas. A poesia é seu refúgio, no qual brinca de menino espoleta: mexe com alguém e se esconde; apedreja, mas olha para o lado.
A literatura é, muitas vezes, um mundo de elogios psicografados. Todos querem ser lidos, mas não se pode falar sobre o que foi lido. O texto é um altar, o autor santo. Eu não tenho rebanhos. O poeta espera elogios, a poesia não. Trovadores Elétricos é um livro que acontece.


Anelise Freitas
Poeta musa



A seguir: Júlio Satyro






Nenhum comentário:

Postar um comentário